O SQL Server Compact Edition é uma versão de introdução ao SQL Server. Mais robusta que o Access, com SQL Query Syntax (Transact-SQL) compatível com o SQL Server e 100% gratuita, é uma ótima opção para quem pensa em migrar sua aplicação do Access para o SQL Server ou simplesmente para quem já quer iniciar sua aplicação com suporte para um futuro upgrade.

Veja algumas vantagens do MS SQL CE:

Não precisa instalar

Sua Hospedagem Windows do UOL HOST já está totalmente integrada ao SQL CE e pronta para o uso. Não é necessária nenhuma instalação ou lidar com os binários do Server, basta usar.

Para acessar um BD utilizando ASP clássico:

Set conexao = Server.CreateObject("ADODB.Connection")
conexao.Open "Provider=Microsoft.SQLSERVER.CE.OLEDB.4.0;Data Source="& Caminho_Do_SDF &";"

Para acessar um BD utilizando .NET:

<%@ Import Namespace="System" %>
<%@ Import Namespace="System.IO" %>
<%@ Import Namespace="System.Data.SqlServerCe" %>

conn = new SqlCeConnection("Data Source= " + Caminho_Do_SDF);

Storage local

A principal similaridade com o Access é o fator standalone de seu banco de dados. Você utiliza um arquivo de extensão .sdf, que é o seu banco propriamente dito, hospedado em seu ambiente, que você tem acesso via FTP. Simples e fácil. Não é necessário registrá-lo e ele é instanciado na memória juntamente com sua aplicação.

Nota: seu arquivo .sdf deve estar localizado na sua pasta “/dados” de sua hospedagem UOL HOST, fora da sua pasta web (um nível acima), evitando acesso não autorizado e deve possuir permissão de leitura + escrita.

Funciona com as APIs de dados existentes

Por ser compatível com a Query Syntax (Transact-SQL) do SQL Server, o CE funciona com APIs baseadas em .NET. Você pode utilizar interfaces existentes como ADO.NET ou ORMs como Entity Framework ou NHibernate. Virtualmente qualquer API que suporte ADO.NET poderá ser utilizada.

Isso significa facilidade em portar suas aplicações, baixa taxa de incompatibilidade e quase nenhuma alteração em código quando você decidir migrar sua aplicação para SQL Server.

Suporte ao Visual Studio

Você pode utilizar o Visual Studio ou o Visual Web Developer 2010 Express para trabalhar em sua aplicação com SQL CE. A Microsoft disponibiliza um pacote de suporte ao CE para o Visual Studio 2010 SP1, gratuitamente, para download em seu site:

** DICA DO UOL HOST: Ao utilizar SQL em seus bancos de dados, não se esqueça de validar os dados, protegendo-se de ataques de SQL Injection e também evitando erros na sua aplicação! ;-)

* Autoria da piada: http://xkcd.com/