No último dia 5 de fevereiro, um sábado de muito sol e calor, mais de 70 pessoas abriram mão da praia no Rio de Janeiro para se reunir numa sala do Centro do Rio de Janeiro e discutir temas relacionados ao WordPress. O UOL HOST estava lá, representado por mim, apoiando e principalmente participando do primeiro WordPress Meetup Rio de Janeiro.

WordPress, o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) que mais cresce no mundo, foi disponibilizado gratuitamente em 2003 e hoje é utilizado amplamente. Blogs, sites institucionais, portais de conteúdo e serviços já utilizam a plataforma, que está presente em mais de 200 milhões de sites em todo o mundo, com previsão de dobrar a abrangência em 2011.

O evento, que durou todo o sábado, abordou a plataforma tanto para técnicos quanto para designers e editores, de acordo com o público presente: desenvolvedores em sua maioria, designers, frontend, UX, SEO e webwriters. Apesar da diversidade, o conteúdo manteve todos atentos em todo o tempo, o que prova que a comunidade está mesmo engajada na causa.

A turma da organização já está pensando em uma nova edição, o que tenho certeza será um sucesso e lotará fácil um local de 200 vagas.

Parabéns, pessoal do Rio. Parabéns Guga, Cadu, Luis e Anderson. E que venham outros Meetups pelo Brasil. Não esqueçam de nos convidar.

Algumas apresentações que foram feitas no evento:

Fotos: Divulgação. Mais fotos do evento.

Por: Manoel Netto